quarta-feira, 28 de abril de 2010
Nanã
Nanã proibe instrumentos de metal em seu culto
A rivalidade entre Nana Buruku e Ogum data de tempos.
Ogum,o ferreiro guerreiro,era o proprietário de todos os metais.Eram de Ogum os instrumentos de ferro e aço,por isso era tão considerado entre os orixás,pois dele todas as outras divindades dependiam.Sem licença de Ogum não havia sacrifício;sem sacrifício não havia orixá.Mesmo antes de comer pediam licença a ele pelo uso da faca,obé com que se abatiam os animais e se preparava a comida sacrificial.
Nana disse que não precisava de Ogum pra nada,pois se julgava mais impotante que ele.
“Quero ver como vais comer sem a faca para matar os animais”,disse Ogum.Ela aceitou o desafio e nunca mais usou faca.
Foi sua decisão que,no futuro,nenhum de seus seguidores se utilizaria de objetos de metal para qualquer cerimônia em seu louvor.
Que os sacrifícios feitos a ela fossem feitos sem faca,sem precisar da licença de Ogum.
É considerada a divindade mais antiga e cultuada que se conhece . Carrega nas mãos um IBIRI , feito com talo de dendezeiro e ornado de búzios e panos de suas cores . Leva uma coroa de palha da costa com búzios e missangas . O IBIRI da-lhe o poder sôbre a vida e a morte . O pé de OBI e o seu fruto lhe pertence . O fruto representa o corpo . A ave ONIMI ( coruja ) é seu principal fundamento . Nem todas as qualidades de NÀNÁ podem ser feitas , pois um pequeno erro chama IKÙ . É a dona do portal da vida e da morte .
Seu assentamento é um IBÁ de barro , otá , lodo, água de canjica, canjica, azeite doce e mel . Ao lado o alguidar com canjica e sua água, onde vai cortar-se os bichos de pena ( galinha branca e velha , arranca-se a cabeça ) . Só o pombo é cortado em cima do santo . Pinta-se este ibá com pintas vermelhas.
Sua saudação: SÁLÙ BÁ NÀNÁ BURÚKÚ, quer dizer: Nos refugiamos com Nanan da morte ruim.
QUALIDADES
- AJAPÀ
Vive no fundo dos pântanos , ligada a terra ; Òrìsá temido, ligado a lama, a morte e ao renascimento .
- OMILARÉ
É a mais velha , acredita-se ser a verdadeira esposa de ÒÒSÀÀLÀ . Associada aos pântanos profundos e ao fogo . É a dona do universo . É a verdadeira mãe de OMOLÚ INTOTO . Veste verde musgo e branco cristal .
- YBAIN
É a mais temida , Òrìsá da varíola . Usa a cor vermelha . É a principal , come direto na lagoa , dando orígem a outras qualidades . Para chama-la a EKÉJÌ tem que ir batendo com suas pedras para ela chegar e pegar suas filhas .
- ABENEGI
Dessa NÀNÁ nasceu o IBÀ ODU, que é a cabaça que traz OSÙMÀRÈ , ÒSÓÒSÌ OLOKÉ , OYA e YEMONJA .
- OBAIA
É ligada a água e a lama . Mora no pântano . Usa contas de cristal lilás .
- OPARÀ
Muito agressiva . É a mãe de OBALÚWÀIYÉ .
- ADJAOCI
É a guardiã do lado esquerdo , é guerreira e agressiva, confunde-se , às vezes , com OBÁ . É uma divindade das águas doces . Veste-se de azul
SUAS FOLHAS
- Manacá, alfavaca roxa , assa-peixe, avenca, macaé, quaresma, cipreste e travescância ( folga do feijão preto ) .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário