quarta-feira, 28 de abril de 2010
Yamonja
Iemanjá vinga seu filho e destrói a primeira humanidade;
Iemanjá era uma rainha poderosa e sábia.Tinha sete filhos e o primogênito era o seu predileto.Era um negro bonito e com o dom da palavra,e as mulheres caiam a seus pés.Os homens e os deuses o invejavam.
Tanto fizeram e tanta calunia levantaram contra o filho de Iemanjá que provocaram a desconfiança de seu próprio pai,o rei,e pediram o rei que condenasse à morte.
Iemanjá Sabá explodiu de ira e tentou de todas as formas aliviar seu filho de sua sentença,mas os homens não ouviram suas súplicas.E essa primeira humanidade o preço da sua vingança.
Iemanjá disse que os homens só habitariam a Terra enquanto ela quisesse.Como eles a fizeram perder o filho amado,sua águas salgadas invadiram a terra.E da água doce a humanidade não mais provariam.Assim fez Iemanjá,e a primeira humanidade foi destruída
É uma belìssima ninfa negra de grandes e belos seios desnudos e volumosos , aparece sempre com uma longa vestimenta da cintura para baixo, nas cores azul e vermelha , com um adorno em forma de coroa , chamado AKORO , mas conhecida como ADÉ , na cor prateada, tendo nos braços braceletes de prata e IDÈS , em suas mãos um leque de prata em forma de peixe , chamado ABEBÈ e uma espada chamada de KUPANGA OMYI BENBE ou LIDÀ , demonstrando assim as riquesas encontradas nas águas profundas do leito do rio . Divindade das águas salgadas.
QUALIDADES
- YIEMUO
É a primeira , a mais velha e esposa de SÀNGÓ . Veste o branco cristal.
- YIAMACÈ ou YIAMACI-MALÉ
É asegunda , mãe de SÀNGÓ e OSÙMÀRÈ . Esposa de ORANNIAN e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho SÀNGÓ . Suas contas são brancas leitosas , rajadas de vermelho e azul.
- YINAÉ ou MALELÉ
É a terceira , aquela que os filhos sempre serão peixes , também conhecida como MARIBÓ , mora nas águas mais profundas , é a sereia , ligada a reprodução dos peixes , vem sempre a beira do mar apanhar suas oferendas . Ligada a ÒÒSÀÀLÀ e ÈSÙ.
- ÒGÚNTÈ
É a quarta , esposa de ÒGÚN ALAKIBEBÈ , mãe de ÒGÚN AKORÓ . ÒGÚNTÈ quer dizer aquela que contém ÒGÚN . Vive perto das praias , no encontro das águas com as pedras . Traz na cintura um facão e todas as ferramentas que ÒGÚN usa , penduradas em suas vestes . Sua maior KIZILA é a pata.
Come carneiro e todos os bichos machos , castrados na hora do sacrifício. Come com seu filho ÒGÚN nos campos e caminhos . Veste azul marinho e branco cristal ou verde e branco .
- OLOSSÀ
É a quinta. Come com ÒSUN e NÀNÁ . Veste verde claro e suas contas são branco cristal . Come carneiro castrado na hora do sacrifício .
- ASAABA ou SOBÀ
- É a sesta . É velha , manca da perna esquerda , devido a uma luta com ÈSÙ , muito rabujenta e traiçeira , fala de costas , fia as roupas de ÒÒSÀÀLÀ e comanda as camadas profundas do mar . Foi casada com ÒRÚNMÌLÀ IFÀ e usa uma corrente de prata no tornozelo , come a pata e tem pavor de carneiro , come junto com OMOLÚ , ÒSUN KARÉ e ÒÒSÀÀLÀ .
- YIASESSU ou SESSU
É a sétima. É a mensageira de OLÓÒKUN , o deus do mar . Vive nas águas sujas do mar e é muito esquecida e lenta . Come com OBALÚWÀIYÉ e ÒGÚN , veste verde água e suas contas branco cristal . Come pata e carneiro castrado na hora do sacrifício.
- AKURÀ
É a oitava . Vive nas espumas do mar , aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas . Muito rica e pouco vaidosa . Adora carneiro , come com NÀNÁ , veste o verde água e contas iguais.
- AYIO
É a nona. muito velha e veste sete anáguas para proteger-se . Vive no mar e descansa na lagoa . Come com ÒSUN e NÀNÁ .
SUAS FOLHAS
- Erva prata, macassá, capueirada branca e azul, umbaúba, oxibata, altéia, arassá da praia, salsa da praia, colonia, condessa, graviola, erva Santa Luzia, mãe boa, lágrima de Nossa Senhora, pata de vaca e a principal que é
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário