quarta-feira, 28 de abril de 2010
Oba
Oba é possuída por Ogum;
Oba escolheu a guerra como prazer nesta vida.Enfrentava qualquer situação e assim procedeu com quase todos os orixás.
Um dia,Oba desafiou para uma luta Ogum,o valente guerreiro.O ardiloso Ogum,sabendo dos feitos de Oba,consultou os babalaôs.Eles aconselharam Ogum a fazer oferendas de espigas de milhos e quiabos,tudo pilado,formado uma massa viscosas e escorregadia.
Ogum preparou tudo como foi recomendado e depositou o ebó num canto do lugar onde lutariam.Chegada a hora,Oba,em tom desafiador,começou a dominar a luta.Ogum levou-a ao local onde estava a oferenda,Oba pisou no ebó,escorregou e caiu
Ogum aproveitou-se da queda de Oba,num lance rápido tirou-lhe os panos e a possuiu ali mesmo,tornando-se.assim,seu primeiro homem.
Mais tarde Xangô roubou Oba de Ogum.
É muito temperamental e violenta , não recusa uma batalha. Divindade das pedras das encostas. Divide seus fundamentos com OYA , ÒSÓÒSÌ , SÀNGÓ e YEMONJA . Veste o marrom rajado de branco , ou fundo branco com marrom , mas ela é mais bonita no amarelo e vermelho , com contas iguais , uma amarela e outra vermelha ou amarelo leitoso e de laranja . Traz uma espada e um escudo de cobre , às vezes , um arco e flecha nas mãos .
QUALIDADES
- OBÁ SYIO;
- OBÁ LODÉ;
- OBÁ LOKE;
- OBÁ TERÀ;
- OBÁ LOMYIN .
ORIKI
OBÁ, OBÁ, OBÁ. Ojòwú òrìsà, eketà aya SÀNGÓ. O tori owú, o kotà sí gbogbo ara. Olókìkì oko. A rìn lógànjó pèlú àwon ayé. OBÁ anísùru, ají jewure. OBÁ kò óko dé kòso, o duró, OBÁ ÒSUN rojó obe. OBÁ fiyì fún apà oko rè. Oní ó wun òun ju gbogbo ará yókù lo. OBÁ tó mo ohùn tó dára.
TRADUÇÃO:
ÓBA, ÓBA, ÓBA. Orixá ciumento, terceira esposa de XANGO. Ela, que por ciúme, fez incisões em todo corpo. Que fala muito de seu marido, que anda nas madrugadas com as ayé. ÓBA paciente, que come cabrito logo pela manhã. ÓBA não foi com o maridoa Koso, ficou para discutir com OXUN sobre comida. ÓBA valoriza os braços do marido, diz que é a parte de seu corpo que ela prefere. ÓBA sabe o que é bom.
SUAS FOLHAS
- Assa-peixe e as de OYA, ÒSÓÒSÌ e SÀNGÓ.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário