quarta-feira, 28 de abril de 2010

Osumare



Oxumarê desenha o arco-íris no céu para estancar a chuva:


Conta-se que Oxumarê não tinha simpatia pela chuva.Toda vez que ela reunia suas nuvens e molhava a terra por muito tempo,Oxumarê apontava para o céu ameaçadoramente com sua lança de bronze e fazia com que a chuva desaparecesse,dando lugar ao arco-iris.
Um dia Olodumare contraiu uma moléstia que o cegou.Chamou Oxumarê,que da cegueira o curou.Olodumare temia,entretanto,perder de novo a visão e não permitiu que Oxumarê voltasse a Terra para morar.
Para ter Oxumarê por perto,determinou que morasse com ele,e só de vez em quando viesse a Terra em visita,mas só em visita.
Enquanto Oxumarê não vem aTerra,todos podem vê-lo no céu com sua lança de bronze,sempre se fazendo no arco-iris para estancar a chuva.



Filho de NÀNÁ e ÒÒSÀÀLÀ e irmão mais novo de OBALÁWÀIYÉ, ÌRÓKÒ e ÈSÙ. Seu símbolo é o arco-iris, que liga a terra ao céu. Na parte masculina êle é BESSEN e é representado pela cor azul; na parte feminina é YEWÀ, representada pela cor vermelha.

Mora na fonte onde YEWÀ reina. É bissexual, tem sua fase macho e femea. É o Òrìsá das adivinhações, grande feiticeiro e curador. Tem dupla representação, hora como arco-iris, hora como o homem serpente. Usa um manto azul, traz nas mãos uma vassoura feita com folhas de palmeira sagrada e duas cobras de metal amarelado ou branco, dependendo da qualidade.

Sua saudação: ÀRÓBÒ BO YI, quer dizer: Vamos cultuar o intermediário que é elástico.

QUALIDADES


MACHO:

-AZANAODOR, AKEMIN, BOTIBONAN, BESSERIN, DAKEMIN, BAFUN, MAKOR e ARROLO, o mais perigoso.


FEMEA:

- DANBALE, FOKEN, DARRAME, ARAKA, AVERECY, AKOLEDURÁ, BAKILÁ e FREKEN, a mais venenosa.

SUAS ERVAS


- Batata doce, coqueiro de venus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário