quarta-feira, 28 de abril de 2010

Osoguiãn


Oxaguian inventa o pilão;


Oxalá,rei de Ejigbô,vivia em guerra.Ele tinha muitos nomes,uns o chamava de Elemoxó,outros de Ajagunã,ou ainda Aquinjolê,filho de Oguiriniã.
Gostava de guerrear e comer,gostava muito de mesa farta.Comia caracóis,canjica,pombos brancos.mas gostava mais de inhame amassado.Jamais se sentava para comer se faltasse inhame.Seus jantares estavam sempre atrasados,pois era muito demorado preparar o inhame.
Elejigbô,o rei de Ejigbô,estava sempre faminto,sempre castigando as cozinheira sempre chegando tarde para fazer a guerra.
Oxalá então consultou os babalaôs,fez suas oferendas a Exu e trouxe para a humanidade uma nova invenção.
O rei de Ejigbô inventou o pilão e com o pilão ficou mais fácil preparar o inhame,e Elejigbô pode se fartar e fazer todas as suas guerras.
Tão famoso ficou o rei seu apetite pelo inhame que todos agora o chamam de “Orixá-Comedor-de-Inhame-Pilado”,o mesmo que Oxaguiã na língua do lugar.



Filho de OSÀLÚFÓN , é jovem , guerreiro e não perde uma oportunidade de lutar contra OMOLÚ ou SÀNGÓ . É o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com as pedras azuis , chamadas de SEGUY , e suas roupas brancas podem , às vezes , levar uma franja vermelha . Está ligado ao culto de ÌRÓKÒ e dos espíritos , assim como a fertilidade e o culto dos inhames .

É pai de ÒSÓÒSÌ INLÉ , come com ÒGÚN JÀ , ÒSÓÒSÌ INLÉ , AIRÀ , ÈSÙ , OYA e ONÌRA . Tem muito fundamento com OYA , pois é o dono do ATORI, fundamento que lhe foi dado por ela , motivo pelo qual as pessoas de GUIAN devem agradar muito a OYA . Vem pelos caminhos de ONIRA . Tem ligação com ÈSÙ . Seus filhos devem evitar brigas , confusões e mentiras , principalmente , não devem enganar ÒGÚN ou aos seus filhos , pois será castigado sem dó . Não devem comer ôvo frito para não esquentar o Òrìsá , cachaça , sal e dendê . É um Òrìsá muito perigoso .


QUALIDADES


- ORANDIAN

- OXANDIAN

- OXANDIN

- OXANIN

- OXAMIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário